Quem somos

O PoP-RN (Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa no Rio Grande do Norte) é um provedor de conectividade à Internet e de serviços, voltado ao atendimento de diversas instituições de ensino superior, de pesquisa e de governo, localizadas no Estado do Rio Grande do Norte. Fundado em 1996, através de um acordo firmado entre a UFRN e a RNP, o PoP-RN passou a fazer parte da primeira rede de âmbito nacional (RNP) conectada à Internet. Na época, um enlace de 64 Kbps conectava o Ponto de Presença à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Atualmente, o PoP-RN é responsável por hospedar o Centro de Operações (NOC) de diversas redes que operam na região metropolitana de Natal e em alguns pontos do estado, fornecendo às instituições de pesquisa, de ensinos superior, de ensino tecnológico e de governo, uma infraestrutura de redes avançadas que viabiliza e facilita a pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento. Através de aplicações dessa rede, possibilita a realização de projetos e a implementação de políticas públicas em diversas áreas, a exemplo de: tecnologia, educação, saúde, cultura e defesa.

Nossa Missão

Promover o uso inovador de redes avançadas no Rio Grande do Norte.

Nossa Visão

Ser reconhecido por prover a integração global e a colaboração apoiada nas TICs para a melhoria da qualidade da educação e da pesquisa.

Linha do tempo

  1. 1992

    A RNP é criada

  2. 1993

    A RNP inaugura sua primeira rede de âmbito nacional conectada à Internet

  3. 1996

    O PoP-RN é inaugurado

  4. 2005

    A RNP lança o projeto REDECOMEP

  5. 2008

    O PoP-RN inaugura a Rede GigaNatal

  6. 2017

    O PoP-RN inaugura a Rede GigaMetrópole